29/12/09

QUE FORMAÇÃO!!!!!



Quase diariamente dou uma vista de olhos pela blogosfera BENFIQUISTA, à procura de notícias e opiniões sobre o ENORME, e ultimamente, talvez devido à recente abertura do mercado de transferências de Janeiro, e provavelmente por o BENFICA ter ido buscar mais dois brasileiros (para já!), houve logo muitas vozes discordantes de tal política, questionando até para que serve a formação.
Tenho o "privilégio" de morar perto do centro de estágio, e como tal consigo assistir a muitos jogos das nossas equipas de formação, e tive o prazer de assistir ao desenvolvimento de jovens como DAVID SIMÃO, YARTEY, WU JANG, ANDRÉ CARVALHAS, RUBEN LIMA, ROMEU RIBEIRO, PIMENTA, ETC,ETC, e, na minha modesta opinião, dificilmente algum dia serão jogadores, com potencial para entrarem num plantel do BENFICA, que joga para ganhar em todas as frentes, não quero dizer com isso que sejam maus jogadores, antes pelo contrário, julgo é, e “deus queira que eu esteja enganado”, que dificilmente evoluam para patamares que os façam passar de bons jogadores para jogadores de top como se exige a um BENFICA.
Claro que todos sabemos que o futebol é uma questão de oportunidades, é estar no sítio certo, há hora certa e provavelmente alguns destes jogadores irão ser bons em outros clubes e nós iremos sempre ter no plantel jogadores comprados mais fracos do que aqueles que iremos dispensar na formação, mas aí é a lei do mercado, vale mais um brasileiro sub-20, campeão do mundo, e provavelmente pior jogador, do que um português produto das escolas de formação, sem currículo e o BENFICA futebol é uma SAD, e para fazer dinheiro, com certos jogadores tem de “engolir”, outros que os empresários, com quem o BENFICA trabalha, querem valorizar, infelizmente é a lei do mercado, e é assim que temos de analisar certos negócios.
Mas não se pense que estamos a trabalhar mal na formação, antes pelo o contrário já temos dois jogadores que não são promessas, são quase certezas no plantel para o ano RODERICK, E NÉLSON OLIVEIRA, e provavelmente teremos mais três para os próximos dois anos LASSANA, DANILO, e DIEGO o que juntando a Moreira e Miguel Vitor e Ruben Amorim pode o BENFICA ter daqui a dois anos 8 jogadores da “cantera” o que seria excelente para um BENFICA, que há oito anos atrás tinha a formação moribunda. Agora, e é a minha opinião, temos de ser realistas, gostava que me dissessem qual o jogador que neste últimos anos saiu da formação que seja melhor que DAVID LUÍZ, SIDNEI, DI MARIA e URRETA???
Por último, toda a gente sabe que o nosso director-desportivo é da “cantera”, é raro o fim-de-semana em que não assiste a um ou dois jogos da formação, e sabe melhor que ninguém os dividendos que pode tirar com a formação, não se pode é lançar jovens a qualquer preço que depois não cabem nos onzes principais e pressionados por empresários e oportunistas, saem do BENFICA em litígio sem nenhum benefício para ambas as partes, não pode mais haver casos como o de Paulo Sousa, Hugo Leal, Manuel Fernandes, ou outros que os fomos buscar “tenrinhos”, valorizamo-los e depois eles traíram-nos como o caso do Miguel, do Tiago,etc.
Por tudo isto vamos ter muita ponderação e acreditar no trabalho do LFVIEIRA; DO JJESUS , e especialmente no “nosso” RUI COSTA”.
CARREGA BENFICA!
RUMO AO TÍTULO!

3 comentários:

71460_5/8 disse...

sou a favor da formação, mas temos de saber lidar com o facto de normalmente só 1 ou 2 jogadores dos juniores ser aproveitado todos os anos... tal como na maioria dos clubes.

e realmente dá que pensar no facto de terem sido muitos os jogadores portugueses a forçaram a saída depois de ter sido o Benfica a promove-los... para portugueses destes prefiro os estrangeiros que forem leais...

António Pista disse...

Newsletter Semanal #4

Blog Águia de Ouro

A época festiva em que vivemos ocupa-nos a maior parte do tempo, no entanto foi-nos possível fazer um resumo exaustivo das primeiras 14 jornadas deste campeonato, onde analisamos a prestação de cada equipa...


Posts Anteriores:

- A Liga Sagres após 14 jornadas...
- Tudo vermelho após o Natal
- Feliz Natal
- Raça de Campeão

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

Jotas disse...

Caro Pedrove, não estou de acordo contigo.
Como sabes, trabalho na prospecção do nosso clube e posso dizer-te que jovens valores há e muitos, a questão tem a ver com a falta de aposta, talvez porque não se ganha há muito e como tal não há margem para o erro.
Mas a verdade é que esses jogadores não podem caminhar para patamares mais elevados e não se podem desenvolver, serão sempre uma incógnita porque nunca são lançados.
~Muito mal estaria o nosso futebol, se os jogadores jovens do Benfica, Porto e Sporting, que são os melhores do país, tal a procura de jovens talentos e a guerra existente, se nem esses tivessem qualidade para vir a representar grandes clubes.
A questão aqui é a aposta ou a falta dela, por exemplo Pedrove, será que Kardec acrescentará mais que Nelson Oliveira que foi sempre o melhor marcados dos campeonatos jovens em Portugal?